-Ementa (Syllabus)-
1 • Comportamento Organizacional
Esta disciplina trata do comportamento humano em uma variedade de organizações. Estruturas conceituais, discussões de caso e atividades orientadas para habilidades são aplicadas a cada tópico. Os tópicos incluem comunicação, motivação, dinâmica de grupo, liderança, poder e design e desenvolvimento organizacional. Sessões de aula e tarefas destinam-se a ajudar os participantes a adquirir as habilidades que os profissionais precisam para melhorar as relações e o desempenho organizacionais.
2 • Métodos Quantitativos e Qualitativos para Tomada de Decisão
Esta disciplina apresenta ao aluno a utilização e aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para a tomada de decisões individuais, organizacionais e sociais. Uma variedade de ferramentas e técnicas serão examinadas como base para o desenvolvimento e interpretação de atributos e variáveis, além do uso de fontes de dados para melhoria de processos e ambientes organizacionais.
3 • Competências de Trabalho
Esta disciplina aborda o modelo de competências especificamente exigidas para o mundo do trabalho. Destaques entre as competências: profissional, cognitiva, socioemocional e digital. Promove a categorização das competências necessárias para o trabalho em transformação. O modelo de competência. Necessidade de mão de obra qualificada em empregos no mundo atual. Futuro do trabalho e transformação dos empregos.
4 • Avaliação Comportamental no Trabalho
O principal objetivo desta disciplina é permitir que as pessoas identifiquem e avaliem os principais atributos do trabalho. Escalas de avaliação e questionários são cobertos. A validade e precisão dos instrumentos de avaliação também são discutidas. Objetivo e características das medidas na seleção e desenvolvimento de pessoas. Identificação e definição de atributos. Qualificação e quantificação de atributos. Escalas de classificação. Validade e precisão dos instrumentos de avaliação.
5 • Alcançar o bem-estar no trabalho
A utilização de estratégias que promovam a saúde e o bem-estar dos trabalhadores é fundamental para que as empresas desenvolvam ambientes harmoniosos e seguros. Nesse sentido, esta disciplina pretende preparar pessoas que conheçam e aprendam a atuar sobre os principais fatores que podem interferir na saúde e bem-estar dos colaboradores da organização. Além disso, enfoca a produtividade e fatores como o envelhecimento e as consequências da evolução das transformações do trabalho. Saúde física e mental no trabalho. Principais fatores de segurança e bem-estar no trabalho. Estresse e seu impacto no trabalho e na produtividade. Envelhecimento, produtividade e trabalho.
6 • A Natureza Mutável do Trabalho
O trabalho é uma atividade influenciada por todas as dimensões do ser humano. Seu funcionamento no ambiente de trabalho é multideterminado e objeto de reflexões multiprofissionais. Esta disciplina oferece um contributo para a construção de respostas aos desafios do contexto dinâmico do trabalho e das organizações. A atuação profissional eficiente, ética e reflexiva pode e deve contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas organizações. Inovação e Globalização nas organizações. Valores e crenças organizacionais. Organizações inclusivas. Desempenho Organizacional. Trabalho e oportunidades em um mundo em mudança. Cultura e clima organizacional.
7 • Retenção de Talentos e Gestão da Força de Trabalho
A retenção de talento nas organizações constitui um dos mais importantes desafios atuais. Fundamental para a prosperidade de qualquer negócio, bons profissionais devem ser mantidos e valorizados por meio da implementação de boas políticas. As ações que retêm as pessoas além das políticas salariais estão diretamente ligadas ao grau de satisfação no ambiente de trabalho. Gestão de talentos nas organizações. Mobilidade profissional. Satisfação e qualidade de vida como fatores de retenção.
8 • Liderança e Desenvolvimento para o Sucesso Organizacional
Esta disciplina tem como foco a liderança, seu desenvolvimento e as novas práticas necessárias para enfrentar os desafios atuais. Além disso, foca em processos que permitem sincronizar pessoas, recursos e competências, para construir equipes de sucesso. Negociação comportamental e técnicas de resolução de conflitos para uma liderança eficaz são discutidas. Características comportamentais da liderança. Liderança organizacional e estratégica. Liderança e gestão de equipes. Liderança e motivação. Poder, política e negociação.
9 • Aprendizagem, Qualificação e Desenvolvimento
As abordagens de processo de curto e longo prazo são vistas como essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. Desenvolver habilidades é fundamental para entender como as pessoas podem se desenvolver de acordo com seus estilos individuais. Capacitar funcionários é uma vantagem competitiva e estratégica para as organizações. Aprendizagem no local de trabalho. Aprendizagem para toda a vida. Aprendizagem e desempenho.
10 • Engajamento e Motivação
Engajar e motivar as pessoas no trabalho é um grande desafio para as organizações. O sucesso de uma organização está diretamente relacionado à forma como seus colaboradores se sentem no exercício de suas funções e no relacionamento que desenvolvem com o ambiente em que atuam. Altos níveis de produtividade também são resultado do sentimento de pertencimento dos funcionários e do quão motivados eles estão para alcançar seus objetivos. Emoções e motivação. Comportamento, atitudes e ética no trabalho. Satisfação com a vida e com o trabalho. Personalidade e tipos de inteligência. Engajamento e alienação no trabalho. O papel do feedback. Políticas de incentivo.
11 • Capstone em Psicologia Organizacional
O Projeto Capstone é a etapa final do processo de aprendizagem. Através da disciplina o aluno deverá elaborar um projeto de pesquisa que fará parte do Trabalho de Conclusão Final do Curso. A combinação da definição do problema pela escolha do tema, decisão sobre as questões a serem consideradas e as dificuldades de estruturar tanto o processo de pesquisa quanto o relatório final fazem deste o elemento mais desafiador do programa e que exige habilidades intelectuais adequadas para muitos aspectos da alta administração. A argumentação crítica e o desenho de soluções envolvendo múltiplas considerações são requisitos para a conclusão bem-sucedida do programa.