-Ementa (Syllabus)-
NÚCLEO COMUM
1 • Resiliência e Inteligência Emocional
A disciplina conduz os alunos a autenticamente inspirar e motivar os outros. Apoiar as necessidades dos funcionários e promover o desenvolvimento. Comunicar-se com propósito, significado e visão. Promover a criatividade, a imaginação e o pensamento autônomo. Compromisso, colaboração, fomentando talentos, desenvolvendo habilidades, promovendo relacionamentos.
2 • Métodos Quantitativos e Qualitativos para a Tomada de Decisões
Esta disciplina apresenta ao aluno a utilização e a aplicação de métodos quantitativos e qualitativos para a tomada de decisões individuais, organizacionais e sociais. Uma variedade de ferramentas e técnicas será examinada como a base para o desenvolvimento e interpretação de atributos e variáveis, além do uso de fontes de dados para melhorar processos e ambientes organizacionais.
3 • Sistemas de Saúde
Esta disciplina tem como objetivo discutir os desafios e perspectivas dos sistemas de saúde no mundo todo. Discute sobre legislação para a cobertura da saúde. Um novo enfoque no debate sobre a qualidade do atendimento e incentivos de desempenho e remuneração. Requisitos para hospitais sem fins lucrativos para relatar serviços prestados a fim de validar a sua situação fiscal e uma atualização sobre gestão de cuidados de saúde e como a cobertura universal influencia nos serviços prestados.
4 • Gestão de Cuidados da Saúde para Executivos
Esta disciplina fornece cobertura abrangente e prática de todos os aspectos das operações de gestão específicas para a indústria de saúde. Abrange tudo, desde hospital e finanças ao gerenciamento de projetos, fluxos de pacientes, gerenciamento de desempenho, melhoria e gestão da cadeia de suprimentos.
5 • Questões Legais e Éticas na Saúde
Questões legais contemporâneas na administração de serviços de saúde. Visão geral da saúde recente, legislação e regulamentos. Responsabilidade pessoal e organizacional; questões éticas em administração de saúde. Impacto do modelo de mercado na prestação de serviços de saúde.
6 • Análise de Dados e Informática em Saúde
O ambiente de saúde está em constante evolução e cada vez mais complexo. O tempo para a tomada de decisões está diminuindo, enquanto a natureza global das decisões está se expandindo, exigindo o desenvolvimento e uso de sistemas informatizados de apoio à decisão. O foco desta disciplina são os fundamentos teóricos e conceituais do suporte à decisão e as ferramentas e técnicas disponíveis. São apresentados os fundamentos das técnicas e como tais sistemas são construídos e utilizados para isso.
7 • Gestão Hospitalar
Esta disciplina fornece uma visão geral do que é necessário para administrar hospitais e outras instalações de saúde de maneira eficaz e eficiente. Todas as habilidades e ferramentas necessárias para atingir este objetivo são apresentadas nesta disciplina, incluindo engenharia de negócios e gerenciamento de mudanças, planejamento estratégico, projeto de gestão, gestão da inovação integrativa, aspectos sociais e éticos de gestão de recursos humanos, comunicação e gestão de conflitos, equipe, desenvolvimento e liderança.
8 • Gestão de Crises na Saúde
A gestão bem-sucedida de emergências e crises de saúde pública depende de medidas adequadas sendo implementadas em todos os níveis da cadeia de ação, desde os formuladores de políticas até a população em geral. Tudo começa com a avaliação apropriada do risco, prevenção e mitigação e continua nas fases pré-hospitalar, hospitalar e cuidados na recuperação e avaliação. Todos os níveis de ação requerem planos bem pensados e rotinas de gestão de emergência com base no comando estabelecido, controle, problemas de segurança identificados, comunicação funcional, triagem bem documentada e políticas de tratamento e logística disponíveis. Esta disciplina tem como objetivo discutir o compromisso com todas as partes de emergência e gestão de crises de saúde pública a partir de uma perspectiva multiagência; discutir as lições aprendidas e os riscos emergentes; introduzir novas ideias sobre a capacidade de pico flexível e mostrar a maneira de como podemos praticar a colaboração multiagência.
9 • Capstone em Gestão de Cuidados da Saúde
O Projeto Capstone fornece uma etapa final do processo de aprendizagem. Requer o domínio de todas as etapas do curso e estende isso a um nível mais alto de investigação pessoal e maior especialização. A combinação de definir o problema, escolhendo o tópico, decidir sobre as questões a serem consideradas e as dificuldades de estruturar tanto o processo de pesquisa quanto o relatório final fazem dele o elemento mais desafiador do programa e que exige habilidades intelectuais em muitos aspectos. O argumento crítico e o projeto de soluções envolvendo múltiplas considerações são requisitos para a conclusão bem-sucedida do programa. Nela, o aluno desenvolverá um produto original identificado durante o curso de mestrado e elaborará o projeto de pesquisa e o artigo final que será submetido à banca examinadora.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE CONHECIMENTO
1 • Concentração em Liderança
1.1 • Gestão Estratégica de Organizações de Saúde
Explora a aplicação de princípios de gestão estratégica para a saúde de organizações. Os tópicos incluem a análise dos ambientes externo e interno, resposta a mudanças, desenvolvimento de declarações de missão e objetivos, formulação de estratégias, avaliação de alternativas estratégicas e implementação.
1.2 • Empreendedorismo em Gestão de Cuidados da Saúde
O empreendedorismo no setor de saúde tem recebido maior atenção durante as últimas duas décadas, tanto em termos de pesquisa acadêmica quanto em número de empreendimentos inovadores. Atividades e inovações empreendedoras surgiram e irão continuar a ser impulsionadas por vários atores ao longo da cadeia de valor da saúde, mas, especialmente, de atores não tradicionais da área. Nesta disciplina, é apresentado aos alunos várias questões críticas em empreendedorismo e inovação em saúde, cobrindo um conjunto abrangente de tópicos de pesquisa, reunindo as mais recentes pesquisas acadêmicas e práticas de gestão, com contribuições de autores de empreendedorismo, ciências médicas e gestão, que fornecem percepções práticas sobre a concepção e gestão do empreendedorismo na área da saúde.
1.3 • Liderança Organizacional e Governança
Liderança transformacional, ética, informação e governança em saúde propicia o desenvolvimento de uma visão multidimensional e ampliada do líder na área da saúde, com o exercício contínuo das múltiplas competências necessárias em um cenário tão competitivo, apresentando conceitos de governança e gestão, com abordagens em modelos diferentes de liderança, a fim de alcançar o melhor desempenho da equipe multiprofissional. Entre os temas abordados estão liderança, governança corporativa, gestão da informação, ética e compliance nas organizações de saúde.
2 • Concentração em Gestão de Serviços de Saúde
2.1 • Avaliação e Melhoria da Qualidade dos Cuidados da Saúde
Prepara os alunos para serem iniciantes avançados em QI: Métodos para identificar e fechar a lacuna de qualidade, melhorando a segurança do paciente. Instrução sobre como encontrar, avaliar e aplicar evidências científicas para melhorar o atendimento.
2.2 • Monitoramento, Auditoria e Compliance na Saúde
O controle e o planejamento nas áreas da saúde têm sido cada vez mais rígidos, o que faz com que a demanda por profissionais de auditoria seja crescente. Pensando nisso, esta disciplina propõe uma reflexão sobre o bom uso da informação, o desenvolvimento de protocolos clínicos e a padronização de procedimentos que são ferramentas de apoio ao trabalho dos profissionais dessa área, que se dedicam a garantir a qualidade do atendimento ao paciente. Também enfatiza a execução de processos que buscam informações valiosas para promover uma assistência à saúde de qualidade, propõe formas e técnicas para a realização da auditoria e apresenta diversos campos ainda pouco explorados na área.
2.3 • Fundamentos de Compliance na Saúde
A disciplina apresenta o tema Compliance de forma sistemática, abrangendo todos os aspectos importantes da análise de Compliance aplicada à Saúde. São abordados na disciplinas os aspectos mais fundamentais, como a reflexão inicial sobre a importância do Compliance em todos os segmentos do setor, os fundamentos do Compliance na área da saúde e os elementos centrais do Sistema de Gestão do Compliance em Saúde.